CoroTurn-300

Torneamento com pastilhas de 80° e 8 arestas é sinônimo de competitividade e versatilidade

*Por Domenico Landi, supervisor técnico de produtos da Sandvik Coromant e Vera Natale, editora da revista OMU

Ilustrações Sandvik Coromant (Suécia)

Lançar um novo produto / conceito que realmente faça a diferença e atenda as necessidades do mercado em geral, ou a uma demanda específica, é uma tarefa complexa. Todavia, quando o lançamento acontece, as ações de desenvolvimento daquele produto/conceito prosseguem, acompanhando o próprio movimento do mercado e suas transformações. Os trabalhos de P&D operam em moto contínuo para melhorar cada vez mais o que acabou de ser criado/desenvolvido. As ampliações ou extensões de programas são uma das melhores expressões desse aprimoramento constante. Esse é o caso do CoroTurn 300, um novo conceito para torneamento longitudinal e faceamento, fora da norma ISO convencional e lançado em 2016, que agora está ainda mais versátil e competitivo, com os novos acréscimos de geometrias e porta-pastilhas, realizados recentemente.

 

Características revisitadas

Vale lembrar as principais características dessa ferramenta inovadora que sem dúvida nenhuma é uma alternativa mais econômica e eficiente em relação às tradicionais pastilhas de formato C e W de 4 e 6 arestas, amplamente usadas no mercado nas operações de torneamento longitudinal e de face.

O CT 300, como ficou conhecido no chão de fábrica, apresenta desempenho superior, sobretudo devido ao maior número de arestas por pastilha – 8 arestas de corte – e ângulo de ponta de 80º. Todavia, o destaque não fica apenas por conta dessas oito arestas. O novo conceito reúne, na verdade, muitas tecnologias de ponta num mesmo produto, o que resulta em muitas vantagens para o usuário. Em seguida reapresentamos uma breve descrição de cada uma desses tecnologias e seus benefícios.

 

Pastilha CT300

Detalhes da pastilha CT300 com 8 arestas e ângulo a 80º para torneamento longitudinal e de face

 

Tecnologias de ponta

CT 300 e a tecnologia Inveio™

As classes de pastilhas CoroTurn 300 para usinagem de aço, GC4325 e GC4315, são produzidas com tecnologia Inveio™, que consiste na orientação unilateral atômica dos cristais da cobertura, aumentando a resistência contra craterizações e desgaste de flanco, e proporcionando maior vida útil da ferramenta.

Cobertura Inveio

Cobertura Inveio

 

Comparação das áreas de aplicação das geometrias L4 , M5 e M5W

Comparação das áreas de aplicação das geometrias L4 , M5 e M5W

 

Geometrias de quebra-cavacos

As geometrias –L4 e –M5 foram especialmente desenvolvidas para o torneamento de aços. A geometria L4 para aplicações de acabamento ao desbaste médio e a geometria M5 para operações mais severas e com avanços superiores. Recentemente, foi adicionada ao programa de pastilhas do CT300 a geometria M5W alisadora, ou Wiper, que permite o emprego de avanços elevados inclusive nas operações de acabamento, garantindo a qualidade superficial da peça.

Pastilha Wiper

A pastilha Wiper entrega o mesmo acabamento superficial com o dobro do avanço ou o acabamento superficial duas vezes melhor com o mesmo avanço, se comparada com a pastilha convencional

 

Fixação iLock

O sistema iLock™ com  interface intertravada entre o suporte e a pastilha, foi projetado para  evitar os micromovimentos durante as mudanças de direção dos esforços de corte. Essa solução de fixação tangencial da pastilha, com uma alavanca e cunha combinada ao assento da pastilha sobre o calço, resulta numa fixação fácil e rígida da mesma, garantindo estabilidade da ferramenta e previsibilidade da vida útil. Além disso, a fixação iLock  garante um acabamento superficial de alta qualidade dos componentes usinados.

 

Indexação rápida e fácil da pastilha e pontos de apoio na fixação ILock

Indexação rápida e facial da pastilha e pontos de apoio na fixação ILock

 

Porta-pastilhas

Na época do lançamento, para troca rápida e fácil da ferramenta e maximização do tempo de produção, estavam disponíveis porta-pastilhas Coromant Capto® ou com hastes QS™ quadradas. Recentemente, foi adicionado ao programa de porta-pastilhas para utilização em máquinas multitarefas, bastante utilizadas nos setores de Oil&Gas, automotivo, médico e engenharia geral.

Porta Pastilhas

Porta-pastilhas com interface Coromant Capto, incluindo versão para máquinas multitarefas e com haste quadrada

 

Refrigeração de precisão

Um dos principais recursos do CT300 é a refrigeração de precisão superior e inferior. A refrigeração de alta precisão superior controla a quebra de cavacos, para uma usinagem segura. Já a refrigeração inferior, controla a temperatura para vida útil mais longa e previsível. A refrigeração também tem efeito positivo no acabamento superficial. Sempre que possível, devemos fazer uso máximo desse fantástico recurso, a fim de extrair o beneficio total desse conceito.

Para as máquinas que possuem torre com refrigeração interna e equipadas com interface Coromant Capto, basta montar o porta-pastilhas na torre para usufruir do benefício; porém, mesmo para as máquinas que não possuem esse recurso, ainda é possível utilizar a refrigeração interna do porta-pastilhas por meio de um kit de adaptação, conforme mostra a figura.

A utilização da refrigeração de precisão, não é obrigatória quando se estiver usando a ferramenta CT300. Mesmo não utilizando tal recurso você ainda terá os benefícios das oito arestas,da fixação iLock e da tecnologia Inveio™. No entanto, ressaltamos que a refrigeração de precisão irá maximizar os benefícios desse conceito.

Por fim, vale ressaltar que muitos clientes ao redor do mundo que utilizam o conceito CoroTurn 300 (CT300) registraram reduções de custos significativas e aumento de produtividade. Faça parte também desse grupo, consulte nossos especialistas e representantes e obtenha mais informações sobre esse conceito inovador.  

 

Refrigeração de precisão

Refrigeração de precisão inferior e superior e kit para adaptação da refrigeração de precisão em torres convencionais

 

Reveja os benefícios

Desde o seu lançamento, o CoroTurn 300 tem provado sua eficiência e inúmeros benefícios, sendo perfeito para aplicações de torneamento externo e agora mais ainda em diversos setores da indústria, graças à extensão do programa.

  • Pastilhas com 8 arestas desenvolvidas exclusivamente para torneamento de face e longitudinal .
  • Mais arestas significam menos pastilhas necessárias, o que consiste em melhor controle de estoque.
  • Geometrias -M5 e -L4 e agora com a nova geometria alisadora M5W, para torneamento médio e acabamento para excelente quebra de cavacos.
  • Classes de alta resistência ao desgaste com tecnologia Inveio GC 4315 e 4325 para vida útil mais longa e previsível da ferramenta.
  • Fixação rígida da pastilha com sistema iLock™, possibilitando autotravamento da mesma, e tolerâncias estreitas para alta precisão e repetibilidade de indexação em ±0,05 mm.
  • Calço posicionado para proteger o porta-ferramentas contra quebras.
  • Interface ILock entre o suporte e a pastilha permite trocas fáceis da pastilha.
  • Porta-pastilhas Coromant Capto para troca rápida, incluindo agora uma opção para máquinas multi-tarefas e porta-pastilhas com hastes quadradas, para torres convencionais.

 

Veja mais sobre o CoroTurn 300 em:

https://www.sandvik.coromant.com

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário