Método PrimeTurning

PrimeTurning – A reinvenção do torneamento

Uma solução inteligente para a indústria do futuro.

 

Por Okis Bigelli
Ilustrações Sandvik Coromant (Suécia)

 

CoroPlex TT

Ferramenta conjugada CoroPlex TT para máquina multitarefas com pastilhas CoroTurn Prime para desbaste e acabamento

Os desenvolvimentos tecnológicos em geral surgem para atender às necessidades do mercado que, de uma forma dinâmica, evolui constantemente. O sucesso dessas novas tecnologias depende principalmente dos resultados práticos que são capazes de gerar nos processos fabris, tornando, de uma maneira geral, aquela atividade ou negócio mais competitivo e sustentável, nos aspectos tanto ambiental quanto financeiro e operacional. Além disso, também se espera que essas tecnologias superem desafios recorrentes da indústria, como a produtividade e flexibilidade.

O método PrimeTurning™ é a primeira solução de “torneamento em todas as direções” da indústria, com um design inteligente, e quebra paradigmas em uma operação de usinagem que permaneceu inalterada durante décadas.

Uma solução de torneamento completamente inovadora e revolucionária com novas ferramentas e um novo gerador de códigos CNC nunca vistos na usinagem que permitem aumentar a produtividade da máquina para um melhor custo-benefício.

 

Todas as direções

Ao contrário do torneamento longitudinal convencional, nesse novo método a ferramenta de corte pode entrar na peça a partir do contraponta e remover o material, à medida que se desloca em direção à extremidade oposta da peça (placa) ou vice-versa, torneando “para trás” ou no sentido oposto ao convencional.

O menor ângulo de posição da pastilha, projetado especialmente para isso, possibilita dobrar efetivamente as taxas de avanço e aumentar a velocidade em comparação ao torneamento convencional, permitindo ganhos de produtividade consideráveis.

Isso é possível porque os ângulos de posição menores, ou os ângulos de ataque maiores alteram a espessura do cavaco (hex), formando cavacos mais finos e largos, capazes de afastar a carga e o calor do raio de corte pastilha, o que resulta em dados de corte mais elevados e maior vida útil da ferramenta.  Além disso, uma vez que o corte é realizado na direção oposta, não existe o problema de entupimento de cavacos, um efeito comum e indesejável do torneamento longitudinal convencional, em peças com cantos a 90°.

O método PrimeTurning™ permite o torneamento em todas as direções, o que significa que o torneamento convencional também pode ser realizado, porém, ele apenas proporcionará resultados convencionais em termos de produtividade.

 

Ferramentas e software

software gerador de códigos CNC

O conceito PrimeTurning abrange método, ferramentas CoroTurn Prime e um software gerador de códigos CNC que garante a eficácia do processo. No lado esquerdo, O CoroTurn Prime tipo B, mais indicado para desbaste e acabamento, e à direita o tipo A para desbaste leve, acabamento e perfilamento.

Estão disponíveis dois tipos de ferramentas e pastilhas para esse método. O CoroTurn Prime™ versão A, que dispõe de três cantos a 35° e foi desenvolvido para operações de desbaste leve, acabamento e perfilamento, e o CoroTurn Prime™ versão B, com os seus cantos ultrarrobustos, desenvolvidos especificamente para operações de desbaste e acabamento.

Ambas as opções de ferramentas dispõem de refrigeração interna de precisão, o CoroTurn Prime™ A, com refrigeração inferior e superior, enquanto que o CoroTurn Prime™ B tem refrigeração inferior. Como regra, a refrigeração inferior deve sempre ser aplicada para se obter uma melhor vida útil da pastilha e a refrigeração superior é utilizada para o controle de cavacos.

Para que a metodologia PrimeTurning™ seja utilizada com a maior eficiência é necessária uma reprogramação CNC com técnicas de aplicação do conceito para configurar as variáveis e os parâmetros corretos do processo. Com o intuito de simplificar, foi desenvolvido um gerador de códigos CNC que também ajuda a maximizar o processo através da aplicação de parâmetros e variáveis otimizados, garantindo a segurança do processo, com taxas de avanço e dados de corte recomendados.

 

Aplicação

A metodologia PrimeTurning™ e as ferramentas CoroTurn Prime™ são indicadas principalmente nos casos em que existe uma demanda por produtividade e a necessidade de redução de custo por peça, na produção de grandes lotes. Tanto o método quanto as ferramentas podem ser implementados desde que o cliente seja capaz de utilizar as ferramentas com os dados de corte indicados e quando os componentes estiverem rigidamente ­fixados para garantir a máxima estabilidade e eficiência.

A flexibilidade dessa aplicação de tornear em todas as direções significa que o torneamento convencional também pode ser realizado usando a mesmas ferramentas. Ou seja, o torneamento convencional e o perfilamento com a mesma aresta da pastilha e lados diferentes do raio também podem ser realizados reduzindo assim o número de ferramentas necessárias para o processo.

A solução PrimeTurning™ é adequada para a utilização em tornos CNC verticais ou horizontais, centros de torneamento CNC e máquinas de torneamento-fresamento multitarefas.

 

Benefícios

Método PrimeTurning

Percurso da ferramenta no método PrimeTurning em amarelo e no método tradicional tracejado

Essa é uma solução revolucionária e inovadora para torneamento de componentes complexos ou simples. Seus benefícios proporcionam um aumento de produtividade superior a 50% quando comparado ao torneamento convencional.

Quando falamos em torneamento em todas as direções com a mesma ferramenta,  isso significa uma produtividade extraordinária, com o dobro da velocidade e das taxas de avanço, que proporciona maior remoção de material, mais peças por ciclo, excelente controle de cavacos e maior vida útil das pastilhas devido ao menor ângulo de posição e eficiente utilização das arestas.

O saldo final é maior utilização da máquina, menos paradas na produção, menos troca de ferramentas e um menor custo por peça.

 

Conclusão

O caminho rumo à indústria do futuro é a somatória da inovação tecnológica, produtividade e sustentabilidade.  Colocar esses conceitos em prática é indispensável para o sucesso.  Qualquer fábrica que não esteja maximizando a sua produtividade não é tão competitiva como poderia ser. Se as operações de torneamento são problemáticas, e a empresa não está utilizando novas tecnologias, isso limita a capacidade de utilização da máquina e reduz seu potencial de produzir mais peças por hora.

O uso de novas tecnologias, como o PrimeTurning™, ajuda as empresas a acelerar o processo de usinagem e a aumentar a eficiência produtiva, tornando-as mais competitivas no longo prazo.

 

Casos de sucesso

CoroTurn - Caso de sucesso 01


 

CoroTurn - Caso de sucesso 02

 

Okis Bigelli

Okis Bigelli – Especialista de produto e driver para Segmento Automotivo

Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário