Malmsteen faz de tudo para destruir a guitarra mas foi impossível quebrá-la.

A Sandvik criou uma guitarra impressa em 3D, inquebrável, e desafiou a lenda do rock Yngwie Malmsteen a quebrá-la

*Por Grupo Sandvik | Foto e vídeo: Divulgação

Há décadas, as estrelas do rock quebram guitarras, porém poucos com mais entusiasmo que o virtuoso guitarrista sueco Yngwie Malmsteen. A Sandvik, uma empresa global de engenharia, decidiu testar suas tecnologias de ponta construindo a primeira guitarra inquebrável e totalmente em metal, e pedindo para que Malmsteen usasse toda sua habilidade em quebrar guitarras nesse produto.

No filme, Malmsteen toca a guitarra para uma plateia entusiasmada, em uma casa de espetáculos nos arredores de Miami e, depois, ele faz de tudo para destruí-la…

A Sandvik, líder mundial em manufatura e inovação de materiais, criou uma guitarra inquebrável para demonstrar como as tecnologias da empresa são avançadas, precisas e sustentáveis.

“Não fazemos produtos para os usuários finais, por isso, as pessoas não percebem o quanto nossos métodos estão na vanguarda,” analisa Klas Forsström, Presidente da Sandvik Machining Solutions. “Criar uma guitarra inquebrável para um músico exigente como Malmsteen destaca as habilidades que temos de nos dedicar a todos os desafios complexos de usinagem.”

Malmsteen, indicado como um dos dez maiores guitarristas do mundo pela TIME Magazine, é conhecido por suas performances espetaculares e pela fúria com que destrói suas guitarras. Um mestre do heavy metal neoclássico, Malmsteen já lançou 30 álbuns e tem quebrado guitarras pelos palco há mais de 30 anos.

“Esta guitarra é uma fera! É óbvio que a Sandvik ganhou o jogo. Eles trabalharam nela e dedicaram horas. Eu me identifico com isso.” diz Malmsteen. “O resultado é fantástico. Fiz tudo o que podia, mas foi impossível quebrá-la.”

 

Projeto desafiador

Os engenheiros da Sandvik se uniram ao renomado designer de guitarras Andy Holt, da Drewman Guitars, para combinar os padrões musicais de Malmsteen e seu estilo de tocar ultrarrápido.

“Tivemos que inovar do começo ao fim. Não há uma única parte dessa guitarra que tenha sido feita antes. É verdadeiramente uma obra de arte,” diz Holt.

O ponto fraco de qualquer guitarra é a parte que o braço se une ao corpo. A Sandvik resolveu o problema ao usinar o braço e o eixo principal do corpo como uma peça só.  “Você pode usar a guitarra como um capacete que ela não vai quebrar!” desafia Holt.

A primeira guitarra do mundo inquebrável feita toda em metal

A primeira guitarra inquebrável do mundo – feita toda em metal

Diversas divisões diferentes da Sandvik colaboraram com a produção do instrumento. Para o corpo da guitarra impresso em 3D, a Sandvik confiou em sua expertise líder mundial na metalurgia do pó e manufatura aditiva. Lasers traçaram um desenho em leitos de pó de titânio fino, fundindo as camadas do material uma sobre a outra. Tais camadas, mais finas que o cabelo humano, foram sobrepostas para formar o corpo da guitarra.

Amelie Norrby, engenheira de manufatura aditiva na Sandvik, declara que “a manufatura aditiva nos permite criar designs altamente complexos em lotes de produção pequenos.” “Ela permite criar peças mais leves, resistentes e flexíveis com estruturas internas que seriam impossíveis de fazer na usinagem convencional. “Ela é mais sustentável porque você usa somente o material que precisa para a peça, reduzindo o desperdício.”

O braço e o fretboard (escala) da guitarra foram usinados pela Sandvik Coromant em uma única máquina e a partir de um bloco sólido de aço inoxidável reciclado.

“Precisão é fundamental,” afirma Henrik Loikkanen, desenvolvedor do processo de usinagem na Sandvik Coromant. “Nosso software foi construído com base em anos de experiência, fornecendo recomendações sobre o tipo de ferramenta e dados de corte que nos ajudaram a usinar o fretboard à desafiadora espessura de 1 mm em alguns locais.”

O próximo desafio era fortalecer os trastes e o braço para que se estendessem até o corpo da guitarra. A solução ganhou a forma de uma nova estrutura hiperduplex superleve colocada entre o braço e o fretboard da guitarra. Feita de aço hiperduplex, uma recente inovação da Sandvik, a estrutura é a mais resistente do mundo para um determinado peso.

“Colaborações como essa e o trabalho em conjunto para resolver problemas ainda mais complexos são a chave para o futuro,” afirma Tomas Forsman, especialista em desenvolvimento de produtos na Sandvik. “Os desafios de nossos clientes continuam a ficar cada vez mais complexos. Precisamos empregar nossa expertise para trabalhar de mãos dadas com nossos parceiros e clientes para inventar novas maneiras de superar esses desafios.”

 

Mais detalhes técnicos

  • O corpo da guitarra foi produzido por meio da manufatura aditiva ou impressão 3D, uma técnica que envolve titânio em pó fundido a laser em camadas microscopicamente finas.
  • Os botões de volume da guitarra e o arremate que prende as cordas, também foram criadas com impressão 3D.
  • A manufatura aditiva minimiza o desperdício e reduz o transporte e o armazenamento porque as peças podem ser impressas em lotes pequenos e próximo ao local em que serão usadas.
  • O braço e o eixo da guitarra foram feitos de aço inoxidável reciclado e fresados em uma única máquina em um processo contínuo.
  • O material extra foi usinado entre diferentes trastes para atender à uma preferência de Malmsteen que gosta do fretboard ressaltado.
  • A parte de trás do braço da guitarra é vazada e tem apenas 1 mm de espessura em alguns locais.
  • O software avançado possibilitou que a Sandvik Coromant simulasse o fresamento digitalmente antes de fazer o primeiro corte, permitindo a escolha certa das ferramentas, a redução no tempo de fabricação e a garantia de resultados desejáveis.
  • Feita de aço hiperduplex, a estrutura usada dentro do braço da guitarra é a estrutura mais resistente do mundo.

 

 

Compartilhe