06.08.2018
A transmissão foi projetada para enfrentar tráfegos diários intensos, quando as marchas precisam ser trocadas cerca de 30 vezes por quilômetro rodado.
A ZF apresenta mais uma inovação para a área de transmissões, segmento em que é reconhecida como fornecedora premium no Brasil e no mundo. Agora, veículos comerciais leves, médios e semipesados, que trabalham em tráfegos intensos, passarão a ser beneficiados com uma tecnologia totalmente nova. Trata-se da ZF-PowerLine , transmissão automática de 8 marchas, em fase final de testes na Alemanha e que em breve chegará ao mercado global para trazer maior rentabilidade aos frotistas, além de maior redução no consumo de combustível e menor emissões. O novo produto foi inspirado na transmissão automática para veículos de passeio 8HP, amplamente conhecida no mercado de automóveis global.
![Nova ZF PowerLine automatica](https://omundodausinagem.com.br/site/wp-content/uploads/2018/08/Nova_-ZF_PowerLine-automatica-300x225.jpg)
Nova ZF PowerLine automática de 08 marchas para veículos comerciais leves, médios e semipesados
“A chegada das transmissões automáticas aos segmentos mais leves dos veículos comerciais é uma tendência de utilização global, que a partir da ZF-Powerline chegará com mais força ao Brasil e à América Latina por meio da ZF“, afirma Silvio Furtado, Diretor de Vendas da ZF América do Sul. A ZF-Powerline pode ser aplicada em caminhões, picapes e ônibus urbanos e interurbanos com motorização de até 1.200 Nm. Em seu projeto, a Engenharia da ZF criou soluções que fazem a transmissão atender as demandas das severas operações urbanas, onde as marchas podem ser alteradas 30 vezes por quilômetro, explica.
Da 8HP, a ZF-PowerLine traz o conceito de conversor de torque e planetárias, passando pela mecatrônica e eletrônica com software de controle. “O produto também tem como legado o know-how de produção da transmissão para veículos leves”.
A aplicação da ZF-PowerLine em veículos comerciais surge em um momento essencial para o mercado atual, que demanda mais conforto, robustez, segurança, melhores custos operacionais e menor consumo de combustível. “No mercado sul-americano, as transmissões manuais ainda imperam no segmento que vai dos leves ao semipesados. No entanto, para aplicações essencialmente urbanas e consequentemente mais severas, em que o ‘anda e para’ constante exige muito mais dos veículos e motoristas, as transmissões automáticas com conversor de torque são as mais adequadas e recomendadas”, explica Furtado.
O conversor de torque da ZF-PowerLine exerce o papel da embreagem durante a partida do veículo, com a vantagem de ser um componente que não sofre desgastes por ter funcionamento hidrodinâmico. No segmento dos pesados, a troca de marcha de forma automatizada já está amplamente difundida, pois o tipo de operação não exige tanto do conjunto e neste caso a ligação entre o motor e a transmissão é feita através da embreagem.
Tecnologia à frente da concorrência
Com a ZF-PowerLine, o nível de conforto nas trocas de marcha da transmissão automática 8HP para automóveis foi transferido para as aplicações em veículos comerciais. “Comparada com os sistemas atuais, sua economia de combustível é substancial. Além disso, com a ZF-PowerLine, as trocas de marcha são melhores do que qualquer transmissão automatizada disponível até hoje no segmento de tráfego urbano, sem falar na robustez e na melhora do custo operacional devido ao menor tempo de parada relacionado à manutenção. Os custos operacionais serão reduzidos também pelos maiores intervalos de troca do óleo, condução que evita desgastes e principalmente pelo potencial de reduzir em até 10% o consumo de combustível. Para o frotista, veículo parado é sinônimo de prejuízo”, completa Silvio Furtado.
A ZF-PowerLine poderá ser aplicada até mesmo em caminhões semipesados, com peso bruto total combinado (PBTC, que se refere ao caminhão com a carreta e a respectiva carga total) de 26 toneladas, que podem ser beneficiados por essa e inúmeras outras vantagens.
Graças à sua genética automotiva, a ZF-PowerLine definirá novos padrões de qualidade nas trocas de marcha do segmento de veículos comerciais, pois as mudanças serão sempre confortáveis, rápidas e sem interrupção da força de tração. Para chegar a estes resultados, foram realizadas várias simulações e comparações de conceitos que deduziram que oito marchas são ideais para as operações comerciais desta faixa. Com sua ampla relação de marcha, a ZF-PowerLine atenderá amplamente o segmento a que se propõe, sem contar que a transmissão terá peso inferior ao dos produtos disponíveis no mercado. Sem óleo, a novidade da ZF pesará apenas cerca de 150 kg, definindo assim novos padrões em termos de relação potência-peso.
Eficiência e Conectividade
Alinhada com as tendências do futuro, a ZF-PowerLine virá preparada para receber tomadas de força e freio automático de transmissão. A ZF oferecerá opções que ampliam ainda mais as vantagens com relação à eficiência, pois a função start-stop utilizada em sua arquitetura somará mais um grande benefício relacionado ao consumo de combustível, o Prevision GPS e o NIC (Neutral Idle Control) conhecido popularmente como “neutro automático ou auxílio de partida em rampa”. A capacidade híbrida é outro atributo que promete potenciais de economia ainda maiores, e será desenvolvida numa segunda etapa.
A ZF-PowerLine foi desenvolvida de forma que estará totalmente conectada com a rede eletrônica do veículo. Com isso, dispositivos como a avançada plataforma de telemática da ZF permitirão sua leitura remota. “Isso será possível porque ferramentas complementares podem ser adicionadas ao Openmatics (plataforma telemática de gestão de frotas da ZF) e trazer soluções diversas, desde o monitoramento do veículo, da sua forma de condução, das mercadorias transportadas até a introdução de aplicativos independentes que atendam às necessidades de cada gestor de frota, de maneira personalizada”, finaliza Silvio Furtado.
ZF Friedrichshafen AG
A ZF é líder mundial em driveline e tecnologia de chassis, além de tecnologia de segurança ativa e passiva. A empresa possui em torno de 146.000 colaboradores ao redor do mundo com aproximadamente 230 plantas em cerca de 40 países. Em 2017, a ZF alcançou vendas de 36,4 bilhões de euros. A companhia é uma das maiores fornecedoras do setor automotivo do mundo.
A ZF possibilita aos veículos “ver, pensar e agir”. A empresa investe anualmente mais de 6% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento, sobretudo para produzir acionamentos eficientes e elétricos e criar um mundo sem acidentes de trânsito. Com seu amplo portfólio, a ZF promove mobilidade e serviços aos segmentos de carros de passeio, veículos comerciais e tecnologias industriais.
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