11.10.2019

Empresa apresentará no Congresso da SAE, que acontecerá de 14 a 18 de outubro, uma série de tecnologias para redução de peso dos automóveis com foco em eficiência energética e, consequentemente, menor emissão de CO2.

 

A empresa que atua em duas divisões no Brasil, Maxion Structural Components e Maxion Wheels, trabalha para antecipar as necessidades da indústria automotiva em diversas frentes: design, tecnologia, uso de materiais alternativos para redução de peso.

Para a edição deste ano, a empresa levará um chassi que representa um veículo de 10 toneladas, montado com materiais alternativos como fibra de carbono e fibra de vidro. Produzido com a mais alta tecnologia no uso de materiais de alto desempenho, o chassi possui aproximadamente metade do peso de um chassi em aço, atualmente utilizado (500MPa). A redução expressiva de peso reduz o impacto ambiental na produção e na emissão de poluentes. Além do chassi, apresentará um ferramental de estampagem de peças protótipos (soft tooling), manufaturado em impressora 3D. Essa solução oferece uma nova opção para as montadoras com um custo abaixo de 50% e tempo de fabricação menor que 50%, quando comparada à técnica atualmente mais utilizada.

A Maxion Wheels apresentará suas mais recentes tecnologias: a produção de um aro com redução de espessura (RRT) para rodas de alumínio de automóveis. Esse é um processo exclusivo de redução de peso, que remove material estruturalmente desnecessário, resultando em uma roda de alumínio leve, sem perda de estilo, durabilidade ou desempenho.

A empresa também apresentará rodas para veículos comerciais, como a roda 22.5 x 8.25 com capacidade de carga de 3750kg, maior do mercado atual para aplicação de freio a disco, com redução de peso de 4kg em relação ao produto atual para mesma aplicação. Esta redução foi possível devido à alta capacidade de otimização de produtos por meio do processo de simulação estrutural, aliada ao uso de materiais de alta resistência e baixa liga (HSLA). Apresentará, ainda, a roda 22.5 x 8.25 com capacidade de carga de 3550kg para aplicação de freio a tambor, em especial para o segmento de trailers. Este produto possui peso final de 36kg e, como diferencial de mercado, está validado em teste de durabilidade biaxial ainda utilizando aços de baixo carbono / baixo custo.

Estarão expostas, ainda, tecnologias que estão em fase de desenvolvimento como uma roda superleve de alumínio, para uso em veículos elétricos. Esse conceito é chamado de In Wheel Motor ou Wheel Drive e permite que os motores elétricos sejam aplicados dentro de cada roda, em pequenos conjuntos que incluem motor, seu arrefecimento e sistema de frenagem. Essa tecnologia libera espaço e reduz o peso do veículo. E a Roda Híbrida, fruto da primeira etapa do projeto em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), possui o disco em fibra de carbono e alcançou uma redução de até 25% do peso original de um exemplar com os componentes em aço.

 


 

SOBRE A IOCHPE-MAXION

A Iochpe-Maxion é uma companhia global, líder mundial na produção de rodas automotivas e um dos principais produtores de componentes estruturais automotivos nas Américas. Com 31 unidades fabris, localizadas em 14 países e cerca de 15 mil funcionários, atende a clientes ao redor do mundo nos prazos e padrões de qualidade e competitividade exigidos por eles.

É uma empresa que possui alto nível de conhecimento técnico e que busca constantemente fornecer soluções inovadoras nas áreas em que atua, utilizando macrotendências globais para direcionar o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias de forma independente ou em cooperação com parceiros estratégicos.

A empresa atua por meio de duas divisões: Maxion Wheels e Maxion Structural Components.

Na Maxion Wheels, produz e comercializa uma ampla gama de rodas de aço para veículos leves, comerciais e máquinas agrícolas e rodas de alumínio para veículos leves.

Na Maxion Structural Components, produz longarinas, travessas e chassis montados para veículos comerciais e conjuntos estruturais para veículos leves.

Adicionalmente, por meio da AmstedMaxion (negócio em conjunto), produz rodas e fundidos ferroviários, fundidos industriais e vagões de carga.

 

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