01.07.2019
LAB ABF by Oasis reuniu 16 startups com projetos de chat bot, realidade aumentada, ponto de venda inteligente, delivery, crédito, dentre outros.
A ABF Franchising Expo traz sempre as últimas novidades do mercado de franquias. Para incentivar ainda mais a inovação no setor, a feira, que ocorreu entre os dias 26 e 29 de junho, no Expo Center Norte, trouxe, pela segunda vez, o LAB ABF By Oasis. Com 16 expositores, o espaço reuniu startups com soluções e tecnologias para o franchising e o varejo. A curadoria do espaço foi realizada pela ABF em parceria com a Oasis Lab, plataforma de inovação que incluiu coworking, consultoria e missões empresariais.
A seleção deste ano incluiu startups para chat bot, realidade aumentada, ponto de venda inteligente e analytics. A área de comunicação também foi abordada com iniciativas de marketing digital, reputação online, customização de materiais de marketing e fidelização. Em termos de administração, destaque para soluções de educação, gestão de equipes, delivery, pagamento online e crédito.
“Somos um hub de inovação voltado para o varejo. Trabalhamos com o objetivo de unir startups e empresas para gerar projetos, negócios e inovação em todos os sentidos. Com o LAB ABF, podemos trazer esta proposta para a ABF Expo, gerando mais oportunidades e inovação para o setor”, conta Ronald Nossig, sócio Oasis Lab.
As franquias já vem abraçando este tema. Segundo uma pesquisa da ABF e CNS (Confederação Nacional de Serviços), 91,8% das franquias introduziram algum novo produto ou serviço entre 2014 e 2016 – seja na própria empresa, no mercado nacional (57,3%) ou mundial (11,1%) – e apenas 8,2% delas não o fizeram. Dentre as empresas que se mantiveram inovadoras, 37,4% realizaram mudanças significativas em seus modelos de negócios no Brasil e 6,9% delas no exterior. O estudo revela ainda que 45% das empresas respondentes implantaram equipamentos, técnicas ou softwares novos na empresa, e 32,2% delas no mercado brasileiro, entre 2014 e 2016.
“A inovação já faz parte da agenda do franchising brasileiro. Nos mais diversos segmentos, constatamos iniciativas que levaram à inovação, seja em novos modelos de negócios, no e-commerce, no uso de novas tecnologias, como no caso da realidade virtual, da Internet das Coisas, etc. A própria ABF apoiou e desenvolveu ações neste sentido. Tudo isso tem um papel positivo no setor, especialmente quando observamos ganhos de eficiência e resultados concretos que se refletiram nesta pesquisa e no desempenho do setor nos últimos trimestres”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.
Confira abaixo a lista de startups participantes na edição deste ano:
Startup |
Área de Atuação |
NEOMODE |
CHAT BOT |
BORNLOGIC |
MARKETING DIGITAL |
FINANÇAS 360º |
MEIOS DE PAGAMENTO |
CONSUME |
REPUTAÇÃO ONLINE |
SMART POINTS |
FIDELIZAÇÃO |
CENTESIMO |
REALIDADE AUMENTADA |
PRICEFY |
PONTO DE VENDA INTELIGENTE |
NONIO |
GESTÃO DE EQUIPES |
BINDS.CO |
MONITORAMENTO DE EXPERIENCIA DO CLIENTE |
BSINE PRINT |
CUSTOMIZAÇÃO DE MATERIAIS DE MARKETING |
VEMCO |
MAPEAMENTO INDOOR E ANALYTICS |
ALFRED DELIVERY |
DELIVERY PARA VAREJO |
ISF CRÉDITO |
SOLUÇÕES DE CRÉDITO |
DIGICLOWD |
SOLUÇÕES PARA DIGITAL SIGN |
KAPTIVA |
EDUCAÇÃO |
EXPONENTIAL |
PROCESSOS PARA REDUÇÃO DE CUSTOS |
Confira no vídeo o que aconteceu durante o 4° e último dia da maior feira de franchising do mundo:
A maior feira de franquias do mundo é um sucesso!
- Em 4 dias de evento, mais de 400 marcas foram reunidas, dos mais diversos segmentos do franchising
- Mais de 90 horas de palestras gratuitas foram apresentadas na Arena do Conhecimento com 3.200 participantes
- Geração muito conteúdo e networking para uma visitação de 66.200 empreendedores
- O Boulevard de Microfranquias trouxe mais de 40 redes com este modelo de negócios e investimento até R$ 90 mil
- LAB ABF by Oasis Lab ofereceu soluções e conteúdo para o varejo com diversas startups
Confira as fotos da edição 2019
Sobre a ABF Franchising Expo
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Markets, a ABF Franchising Expo reuniu, em sua 28.ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupou os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira contou com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporcionou aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compôs a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de capacitação e ações da ABF. Mais informações no site: www.abfexpo.com.br.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 170 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.