04.04.2018
A BMW Motorrad, divisão de motos da montadora, promete para setembro um sistema de impressão 3D que permitirá a criação de peças de reposição em qualquer lugar do planeta. A fabricante vai escolher 250 concessionárias em todo o mundo para promover a estreia do iParts, um sistema integrado de impressão de componentes.
O método inclui um centro de processamento que permite a fabricação e a usinagem de peças grandes e complexas como engrenagens, comandos de válvulas e blocos de motor. Peças menores como manetes, alavancas de câmbio, tampas de válvulas, garfos e mostradores poderão ser impressas pelos proprietários das motos usando uma impressora 3D portátil.
Isso poderá ser feito em casa ou durante a viagem. Para transportar a impressora na moto a BMW desenvolveu um baú 4,5 quilos mais leve que o convencional. Uma camada especial garante amortecimento, diminuição de ruído e vibrações, mesmo imprimindo componentes com a motocicleta em movimento.
Também foi possível integrar uma fonte de alimentação na parte interna da caixa para evitar cabos aparentes. Os dados de projeto e as especificações do material necessário para a impressão da peça são fornecidos a partir da nuvem BMW iCloud, seja na casa do cliente, seja durante a viagem. Também é preciso uma boa conexão de internet.
Quem pretende pilotar em áreas onde não haja sinal de rede poderá utilizar o opcional iParts Explorer, que reúne dados sobre peças potencialmente necessárias. As informações podem ser salvas no smartphone antes do começo da viagem.
Além de criar peças de alumínio, aço e titânio, as impressoras iParts 3D da BMW também permitem a produção de peças plásticas. Assim, um mostrador danificado em uma queda, por exemplo, pode ser substituído por uma versão impressa. Segundo a BMW, dá até para trocar um retrovisor rachado usando as impressoras 3D.
Republicação do site Automotive Business, seção de Notícias