20.06.2018
Permite que usinas de hidrogênio em escala industrial armazenem energia e produtos químicos sustentáveis.
À medida que as fontes de energia renováveis continuam sua história de sucesso global, cresce a demanda por integrá-las ao cenário energético e industrial da atualidade. A thyssenkrupp agora oferece uma tecnologia fundamental para essa integração: eletrólise da água em escala industrial para grandes projetos. Ao dividir a água em hidrogênio e oxigênio, esta tecnologia fornece “hidrogênio verde”, um portador de energia limpa e livre de CO². Os únicos insumos necessários para esta divisão são água e eletricidade, proveniente de parques eólicos ou sistemas fotovoltaicos, por exemplo. A produção de “hidrogênio verde” é ideal para o armazenamento de energia a longo prazo, mobilidade de hidrogênio e outras aplicações, otimizando o uso de fontes de energia renováveis.
Com base nas principais tecnologias mundiais de eletrólise, os especialistas da thyssenkrupp desenvolveram uma solução que torna a produção, em grande escala, de hidrogênio a partir de eletricidade economicamente atraente. A eletrólise da água avançada apresenta um design de célula comprovada com uma grande área ativa de 2,7 m². Ao otimizar ainda mais a comprovada tecnologia de eletrólise “Zero-Gap” (não deixando praticamente nenhuma lacuna entre a membrana e os eletrodos), eficiência de mais de 82% poderiam ser alcançadas.
“Com o nosso processo de eletrólise da água, trouxemos, com sucesso, uma tecnologia para a maturidade do mercado, que é de grande importância para a transição energética. Agora, podemos oferecer aos nossos clientes uma variedade de soluções sustentáveis que ajudarão a preencher a lacuna entre a produção e o consumo de energia renovável. O hidrogênio verde como ponto de partida limpo e livre de CO2 pode ser usado de várias maneiras: para armazenamento de energia, mobilidade e produção de produtos químicos sustentáveis ”, afirma Sami Pelkonen, CEO da unidade de negócios Electrolysis & Polymers Technologies da thyssenkrupp Industrial Solutions.
Novo tipo de usina eficiente em termos de custo para projetos de hidrogênio “verde”
Para tornar a implantação de grandes projetos de hidrogênio o mais fácil possível, a tecnologia da thyssenkrupp está disponível em módulos padrão pré-fabricados. Eles se agrupam facilmente ao tamanho do projeto desejado, podendo chegar até centenas de megawatts. Como o design patenteado é baseado em tecnologias comprovadas de eletrólise, esses módulos carregam a expertise de mais de 600 usinas eletroquímicas da thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers em todo o mundo.
“Com décadas de experiência no desenvolvimento e construção de plantas de eletrólise, conseguimos desenvolver nosso produto para atender às demandas mais importantes dos nossos clientes: projetos fáceis de entregar e instalar, altamente eficientes, com investimento e custo de operação mínimos”, afirma Roland Käppner, chefe de armazenamento de energia e hidrogênio da thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers. “E nós temos uma cadeia de fornecimento em escala industrial de 600 MW por ano já em vigor”, completa.
Dentro do projeto Carbon2Chem®, um dos principais projetos globais para cadeias de valor neutras em carbono, a eletrólise alcalina de água avançada da thyssenkrupp já foi certificada com sucesso. Ele fornecerá o hidrogênio necessário para a produção de produtos químicos a partir do gás de combustão das usinas siderúrgicas.
Transformando energia em produtos químicos sustentáveis
O hidrogênio não é apenas um transportador de energia limpa no armazenamento de energia a longo prazo, rede de gás ou uso em veículos com célula de combustível. Quando produzido a partir de energia renovável, pode tornar sustentável a produção de químicos essenciais. Um bom exemplo é a “amônia verde”: com a eletrólise da água e seu processo de amônia de classe mundial, a thyssenkrupp pode fornecer uma planta integrada que pode produzir amônia apenas com água, ar e luz solar (ou vento). E a partir disso, outros fertilizantes podem ser produzidos a partir da amônia.
Como especialista em engenharia e construção de instalações químicas, cadeias de valor completas podem ser realizadas, como por exemplo o “metanol verde”, que pode permitir a reciclagem de carbono para gerar combustível sustentável. Outras soluções de “energia para o gás” incluem a metanação para a produção de gás natural sintético. Desta forma, a indústria e a economia baseadas no carbono podem ser convertidas, peça por peça, sustentáveis e amigas do clima
Sobre a thyssenkrupp
A thyssenkrupp é uma empresa industrial diversificada com ampla tradição no mercado de materiais e participação crescente no setor de bens de capital e serviços. Visando sempre o progresso sustentável, a empresa conta com mais de 158.000 colaboradores, em 79 países, que atuam com paixão e experiência tecnológica no desenvolvimento de produtos de alta qualidade, bem como em processos e serviços inteligentes para a indústria. Competência e comprometimento são a base de nosso sucesso. No ano fiscal de 2016/2017, a thyssenkrupp obteve o faturamento global de aproximadamente 41,5 bilhões de euros.
Desenvolvendo negócios no Brasil desde 1837, a thyssenkrupp emprega aproximadamente 8 mil colaboradores em todas as regiões do país nos segmentos automotivo, energia, infraestrutura, mineração, cimento, construção civil, química, petroquímica e defesa.
Company blog: https://engineered.thyssenkrupp.com