06.11.2018
Parque Tecnológico se torna um hub de apoio oficial para empresas europeias que desejam fazer negócios ou se instalar no Brasil.
O Parque Tecnológico São José dos Campos foi acreditado neste mês como Softlanding Hub do ENRICH in Brazil. A partir de agora, o parque é oficialmente um hub de apoio a empresas europeias que desejam fazer negócios ou se instalar no país.
ENRICH in Brazil é o polo brasileiro da Rede Europeia de Centros e Hubs de Pesquisa e Inovação. Com parceiros no Brasil e oito países europeus, o objetivo do consórcio é fortalecer a cooperação Brasil- Europa em pesquisa, inovação e negócios, por meio de intercâmbio de práticas inovadoras, experiência e conhecimento. A rede também tem centros e hubs nos EUA e na China. O PqTec é o primeiro hub brasileiro.
O ENRICH in Brazil é composto por diversos tipos de membros, que juntos, representam o ENRICH na comunidade brasileira. O centro caracteriza uma rede de agentes interessados tanto em beneficiar-se quanto em oferecer serviços de apoio a players europeus de pesquisa e inovação que querem entrar no mercado brasileiro e vice-versa.
Os polos de softlanding do ENRICH são organizações certificadas de apoio a pesquisa, desenvolvimento e inovação, que dedicam seus esforços e recursos para ajudar os pesquisadores e empreendedores com ideias inovadoras, transformando essas ideias em negócios e projetos viáveis, bem-sucedidos e sustentáveis no Brasil.
Para a ENRICH, a missão central dos polos é apoiar pesquisas aplicadas, e acelerar o empreendedorismo inovador em um novo cenário de pesquisa e desenvolvimento, por meio da entrega personalizada de uma gama abrangente de apoio profissional orientada para startups, spin-offs, empreendedores e pequenas e médias empresas que querem começar um novo projeto ou estabelecer uma nova parceria com o Brasil
“O grande intuito neste momento é atrair empresas para o Brasil, fomentando ações para trazer empresas de tecnologia para o Parque Tecnológico São José dos Campos”, diz Rodrigo Mendes, coordenador de internacionalização do PqTec.
Nesse sentido, o Parque já tem ações planejadas para os próximos meses:
- desenvolvimento de mecanismos de aproximação direta com as empresas europeias que tenham interesse em realizar negócios e se instalar no Brasil;
- participação no EBN Techcamp, na Holanda;
- recepção das empresas europeias selecionadas pelo ENRICH para programa de imersão no Brasil;
- realização de webinars, para apresentar o ecossistema do PqTEc às empresas europeias e também para abordar o setor espacial brasileiro;
- realização de treinamento e matchmaking entre empresas brasileiras e europeias, com informações sobre como fazer negócios na União Europeia e atrair investimentos para o Brasil.