08.10.2018
Programa interdisciplinar para jovens estudantes de engenharia ou jovens engenheiros em cooperação com a VDI, Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha.
Como nos anos anteriores, a VDI – Associação de Engenheiros Alemães (VDI) está lançando uma iniciativa de qualificação para o apoio técnico e interdisciplinar de jovens estudantes de engenharia e jovens profissionais, desta vez em cooperação com a Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha, a organização representativa brasileira da VDI. O tema central será: “Segurança Alimentar – Uma contribuição sustentável da tecnologia para alimentar o mundo”.
No decorrer do projeto, uma equipe de jovens engenheiros de ambos os países desenvolverá perspectivas para o futuro. Os membros do projeto receberão uma estrutura básica de atividades, porém, organizarão seu trabalho no projeto de maneira independente e autônoma. O relatório final será apresentado como projeto de engenharia viável após um ano, em um evento internacional, para um júri global, com representantes de alto nível do governo, indústria e academia.
Os candidatos aptos para se inscrever devem ser estudantes de engenharia a partir do 3º ano até PhD, que ainda não tenham atingido os 30 anos de idade, e que consigam comprovar uma conexão técnica, motivacional e prática com o tópico central do projeto. Além disso, o requerente deve conseguir se expressar em inglês, pois estará em um ambiente internacional e vai interagir com os outros membros ao longo do intercâmbio.
Como se candidatar:
Todos os interessados devem acessar a seguinte página e seguir as instruções detalhadas para inscrição: https://info.vdibrasil.com/food-security
As candidaturas devem ser feitas até o dia 14 de outubro, às 0h00 CET 2018, por e-mail, com o assunto: “Project Food Security”. O processo de seleção será realizado em várias etapas, sendo que a primeira envolve a submissão de documentos escritos.
Em uma segunda fase, serão realizadas entrevistas telefônicas, que serão baseadas na decisão de um painel de seleção. As entrevistas serão agendadas a partir de 29 de outubro de 2018.
A VDI cobrirá as despesas de viagem e hospedagem geradas pelas reuniões internacionais do projeto, sendo elas: tarifas aéreas internacionais, hotéis e refeições.
Encontros do projeto:
Três reuniões estão planejadas no decorrer do projeto: Uma primeira reunião em solo nacional, que será usada para aprendizagem e brainstorming. A equipe do projeto se reunirá duas vezes depois disso; uma vez na Alemanha e outra no Brasil. Como nem todas as datas foram fechadas, pedimos que você reserve os seguintes períodos:
- Reuniões nacionais: 26 ou 28 novembro 2018, IPT em São Paulo
- Primeiro Encontro Internacional: 04-08 ou 11-15 fevereiro de 2019, Alemanha
- Segunda Reunião Internacional: 21-25 outubro de 2019, Dia da Engenharia Brasil-Alemanha, São Paulo, Brasil.
Sobre a VDI-Brasil
Fundada em 1956, em São Paulo, e atualmente presidida pelo engenheiro Mauricio Muramoto, a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil) desenvolve soluções para a cooperação em engenharia, tecnológica e inovação entre os dois países.
A Associação oferece a engenheiros da academia e indústria uma plataforma de cocriação de soluções para desafios comuns dos dois países. Fruto desta discussão técnica conduzida por clusters temáticos, são derivados uma série de projetos de colaboração, publicações, eventos, simpósios e cursos.
A VDI é reconhecida mundialmente e tem sua matriz na Alemanha, com mais de 155 mil associados, sendo a maior associação tecno-científica da Europa. No Brasil, está instalada desde 2018 no campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em meio a Cidade Universitária.
Saiba mais sobre a VDI-Brasil, acesse: http://www.vdibrasil.com/