18.09.2018

De 18 a 21 de setembro, em Joinville/SC, evento reúne feira e congresso, workshops, competição de solda em realidade aumentada, encontros setoriais e rodada de negócios.

 

De 18 a 21 de setembro, empreendedores e profissionais da indústria de fundição brasileira, reúnem-se em Joinville para a Metalurgia 2018 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços. São 120 expositores vindos de 39 diferentes cidades do Brasil, além da China, Espanha e Itália, que ocupam área de 8.000 m² de exposição no Centro de Convenções e Exposições Expoville. A expectativa é receber um público de 12 mil visitantes vindos, principalmente, dos estados brasileiros com a maior relevância no mercado de fundição – SC, PR, RS, SP e MG – e gerar cerca de R$ 300 milhões em negócios a partir da feira e nos 18 meses seguintes.

Realizada a cada dois anos, a edição de 2016 contemplou o auge da crise e mesmo assim cumpriu a sua missão. “Agora, com o cenário mais favorável, observamos que as empresas buscam tecnologias inovadoras para produzir mais com menos recursos”, avalia Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, organizadora do evento. Dedicado a fornecedores das indústrias de metalurgia, fundição, alumínio, siderurgia e serviços, a Metalurgia 2018 recebeu um incremento, com a adesão de 53 novas marcas.

A feira conta ainda com uma série de eventos simultâneos como o congresso técnico Cintec Fundição, organizado pela Unisociesc e voltado para os desafios da indústria 4.0. Pela primeira vez terá Wokshops gratuitos promovidos pelos expositores com temas ligados as tecnologias e inovações do setor, em 16 palestras. Outra novidade é o Espaço Portal do Aquecimento Industrial, integrado à feira, que aborda assuntos relacionados à indústria 4.0, aquecimento industrial e tecnologias voltadas às fundições, além de oferecer 18 palestras gratuitas. Juntas, as palestras dos workshops de expositores e do Portal do Aquecimento somam 36 horas de conteúdo especializado gratuito para profissionais do setor.

Uma iniciativa inédita será levada para a Metalurgia 2018 pelo SENAI e Weld Vision, o Projeto Solda em Realidade Aumentada. Disponibilizado no estande do SENAI, o espaço promete ser a sensação da feira e o público poderá manipular o simulador de solda em realidade aumentada. Desenvolvido pela Weld Vision, o equipamento tem a capacidade de simular um processo real na mesma posição do campo de soldagem real, mas tudo em ambiente virtual. Haverá também um concurso de soldas para estudantes previamente inscritos.

A Rodada de Negócios é outra inovação que reúne à mesma mesa compradores e vendedores do segmento, uma oportunidade de conhecer novas soluções e fornecedores, e de consolidar negócios com facilidade e rapidez. A ABIFA realiza ainda a reunião plenária para associados, com apresentação dos resultados do setor, e por meio do COINFU, grupo de Não Ferrosos e Fusão/Refratários, realiza Workshops.

Juntas, todas essas atividades fazem da Metalurgia um evento completo e devem atrair um público altamente qualificado em ambiente próprio para negócios e acesso aos mais recentes lançamentos e tecnologias do mercado. “Esse é o único evento do setor no Brasil que, além de visita à feira, oferece capacitação profissional por meio de palestras e workshops, e agilidade em fechamento de negócios por meio da rodada”, destaca Spirandelli. A sede do evento é outro ponto favorável, por ocorrer no centro dos estados mais industrializados do país, equidistante dos polos brasileiros de Metalurgia do RS, PR e SC, e na cidade que concentra uma das principais fundições do mundo, motivos que asseguram o seu sucesso entre expositores e profissionais do setor.

Organizada pela Messe Brasil, a Metalurgia é uma realização da ABIFA (Associação Brasileira da Fundição) e têm o apoio da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), da ABIMEI (Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais), do ICZ (Instituto Brasileiro de Metais Não Ferrosos), da Sociedade Brasileira de Metrologia e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 

Público pode simular solda em realidade aumentada na Metalurgia

Experiência será disponibilizada no estande do SENAI em parceria com a Weld Vision

Uma iniciativa inédita será levada para a Metalurgia 2018 pelo SENAI e Weld Vision, o Projeto Solda em Realidade Aumentada. Disponibilizado no estande do SENAI, o espaço promete ser a sensação da feira e o público poderá manipular o simulador de solda em realidade aumentada. Desenvolvido pela Weld Vision, o equipamento tem a capacidade de simular um processo real na mesma posição do campo de soldagem real, mas tudo em ambiente virtual.

O simulador de solda é utilizado por indústrias para capacitação de profissionais e em laboratórios de escolas técnicas para aulas práticas dos cursos de soldador. A solda pode ser simulada virtualmente nos três processos: Eletrodo, TIG e MIG/MAG. Joacy Alcântara Neto, especialista de operação do simulador da Weld Vision, explica que o treinamento com o simulador garante a prática e habilidade necessária para desenvolver uma situação real, com a vantagem de otimizar o tempo de treinamento do profissional ou estudante, reduzir o consumo de energia, dispensar o uso dos consumíveis de soldagem e peças de trabalho, não emitir gases e não expor o aluno ou profissional em treinamento a condições de risco. “Quando vai para o ambiente fabril o soldador tem os conhecimentos necessários para executar os processos de operação com precisão, na posição e distâncias adequadas e com a postura ideal”, reforça.

O equipamento é formado pelo simulador Weld Vision, software vitalício, máscara leitora de realidade aumentada, luvas, tocha MIG, tocha TIG, porta eletrodo, peças de simulação cilíndricas e planas, suporte de fixação e posicionamento das peças de simulação, simulação para solda em aço carbono, e na versão PRO para alumínio e inox, além de caixa de transporte.

Concurso de solda em realidade aumentada para estudantes

Durante a Metalurgia, o SENAI e Weld Vision também realizam o concurso de solda em realidade aumentada, para 21 estudantes inscritos. Em grupos de três, cada aluno solda dois tipos de junta em cada processo – Eletrodo, TIG e MIG/MAG. Um comissão de professores do SENAI e da Weld Vison fará a avaliação do resultado na tela do computador. Serão considerados os critérios de uso adequado dos EPIs, velocidade, trajetória e distância do arco, descontinuidades (que revelam defeitos de respingo, porosidade, falta de penetração e mordedura) e acabamento.

As sessões do concurso serão realizadas às 15h e 19h, de terça (18) a quinta (21), e às 15h na sexta-feira (22). Às 19 horas, de sexta-feira, serão divulgados os resultados com premiação dos vencedores. Para o professor do SENAI Célio Cabral Filho, especialista em soldagem, o simulador de solda em realidade aumentada mudou o jeito de dar aula. “O aluno tem mais liberdade, autonomia e responsabilidade em uma condição ideal de aprendizado. O equipamento minimiza os erros na prática e possibilita o uso dos parâmetros adequados”, explica.

Vídeo do simulador em realidade avançada: https://youtu.be/y3CgN8e8g-I

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário