28.02.2018
Com time de 600 profissionais, área nasce com a compra da startup de viagens compartilhadas Splitting Fares REDAÇÃO AB
De olho em novos modelos de negócio e na transformação da indústria de transportes, a Bosch anunciou na quarta-feira, 21, a criação de uma nova divisão, a Connected Mobility Solutions, que terá como foco as novas tecnologias de mobilidade. Com a área, que terá 600 colaboradores globalmente, a empresa pretende trabalhar serviços como car sharing, com plataformas de transportes e com a oferta de conectividade.
A nova divisão nasce com o investimento da Bosch na compra da Splitting Fares, startup norte-americana de compartilhamento de viagens que conecta passageiros e motoristas com destinos parecidos e conta com 140 mil usuários. Estimativa da PwC aponta que o mercado de mobilidade e serviços digitais deve chegar a US$ 172,8 bilhões nos próximos quatro anos. Com esse panorama, a Bosch espera que a oferta de serviços de conectividade possa assumir a posição de maior fonte de lucros da companhia em futuro próximo.
Com o anúncio da nova divisão, a maior fornecedora da indústria automotiva tende a se tornar também concorrente de suas clientes, as montadoras, que também estão colocando foco na oferta de serviços de mobilidade.
A novidade da Bosch é mais uma iniciativa da companhia para manter a relevância no setor de transportes diante da iminente transformação que deve ser provocada pela chegada dos carros autônomos. O caminho é o mesmo adotado por outras sistemistas, como ZF, que firmou uma série de parcerias recentes com empresas de tecnologia, a BorgWarner, que aportou US$ 10 milhões em um fundo de investimento do Vale do Silício e pela Delphi, que dividiu seus negócios com a criação da Aptiv, empresa focada em soluções de mobilidade.
Fonte: site Automotive Business