11.06.2018

A Dürr está construindo uma linha de pintura no México para seu cliente, o Grupo BMW, que atende aos requisitos da produção conectada da Indústria 4.0. Essa planta ultramoderna apresenta o primeiro conceito de fábrica inteligente integrada da Dürr no mundo, e está sendo construída em San Luis Potosi.

 

A Dürr está fornecendo a linha de pintura completa, desde pré-tratamento (PT) e eletrodeposição (EC), passando pelas cabines de pintura com a tecnologia de aplicação, até as estufas. A estação de tratamento de resíduos, as instalações do sistema completo de deionização da água (planta DI) e a ventilação predial estão também incluídas no escopo dos serviços fornecidos pela Dürr. Os respectivos processos são desenvolvidos em torno da integração consistente de soluções inteligentes.

No primeiro estágio, a linha de pintura está sendo projetada para uma capacidade de 35 veículos por hora, com a opção de dobrar a capacidade futuramente; e a área de PT/EC já foi inicialmente projetada para 60 veículos por hora. A BMW utilizará nesta planta seu já comprovado IPP (Processo integrado de pintura) totalmente automatizado, o qual elimina o primer e, assim, elimina uma fase de secagem.

Em termos de layout da linha de pintura, a Dürr conta com um prédio industrial sem quaisquer níveis intermediários, em conjunto com armazenamento multifuncional de carrocerias com a tecnologia de armazém vertical na planta do Grupo BMW. Este conceito oferece a vantagem de classificar os veículos com acesso eletivo, o que elimina a necessidade de um armazenamento adicional de carrocerias pintadas do tipo convencional. 

A sustentabilidade, de imediato, está presente na área de PT/EC. O processo de imersão RoDip rotativo é utilizado no pré-tratamento e na eletrodeposição. Já que as carrocerias são totalmente rotacionadas no tanque, o RoDip não precisa de inclinações de entrada e de saída. O volume menor desse tanque mais curto reduz a quantidade de água e produtos químicos necessários, reduzindo, portanto, o consumo de energia para o condicionamento do tanque. O uso da tecnologia de membrana no PT/EC, assim como na estação de tratamento de água residual, reduz ainda mais o consumo de água e o volume da água residual. 

Um total de 30 robôs EcoRP E/L133i da terceira e última geração asseguram aplicação eficiente da tinta em San Luis Potosi. Os robôs podem ser operados em um trilho que corre acima ou abaixo das linhas de aplicação de acabamento e de verniz. Eles são utilizados como abridores de porta-malas e para pintura externa e interna. Pela primeira vez no continente americano, está sendo utilizado o novo robô de pintura da Dürr com controle habilitado para nuvem.   

O recém-desenvolvido controlador de processo e movimento EcoRCMP2 controla a terceira geração de robôs da Dürr. Um exemplo do conceito de fábrica inteligente é o controlador de segurança integrado para o monitoramento do espaço de trabalho e da velocidade dos robôs. Vários sensores garantem o trabalho em rede dos dados do robô com o nível mais alto de software de manutenção e sistema de controle.

O software Assistente de manutenção EcoScreen da linha digital@DÜRR, que está sendo utilizado pela primeira vez, determina a condição da planta com base no número de ciclos de comutação das válvulas ou os perfis de carga dos servomotores dos robôs. Isso permite o planejamento da manutenção preventiva e aumenta a disponibilidade da planta. As atividades de manutenção podem, portanto, ser baseadas em dados atualizados da planta, e não são mais orientadas por intervalos de manutenção predefinidos.

Na tecnologia de aplicação, a interação da bomba de dosagem, do alterador de cor, da geração de atomizador EcoBell3 e o premiado dispositivo de limpeza EcoBell Cleaner D2 minimiza a perda de tinta e o consumo de detergente ao alterar a cor. O escopo de fornecimento aqui também inclui a tinta e o material de alta viscosidade e 25 robôs de selagem da série EcoRS. Esses robôs fazem de forma totalmente automatizada a vedação de emendas da carroceria, aplicam mantas de isolamento e proteção sob ela, e delineiam linhas delicadas de emenda nas partes visíveis da área da porta.

Para a separação do excesso de pulverização na cabine de pintura, o Grupo BMW em San Luis Potosi novamente escolheu a separação seca utilizando o EcoDryScrubber. O fabricante bávaro de carros foi o primeiro OEM a utilizar esta tecnologia em sua fábrica de Regensburg em 2010, tecnologia que agora está em uso em mais de 75 linhas de pintura em todo o mundo. A razão dessa popularidade é a economia de energia de até 60% na cabine de pintura. Com a completa eliminação de água e produtos químicos, até 90% do ar recirculado pode ser utilizado na produção. Isso reduz o custo com condicionamento de ar fresco, e é um fator decisivo na excelente eficiência energética da cabine de pintura. O novo software de sistema V5.X está sendo utilizado pela primeira vez. Ele melhora o desempenho do EcoDryScrubber permitindo que o sistema seja autorregulado. Como resultado direto, é feito uso ótimo do pó de calcário que se aglutina ao excesso de pulverização, reduzindo assim o consumo. 

A BMW também está utilizando um produto da linha de estufas digital@DÜRR. O controle de ar fresco e de exaustão EcoSmart VEC totalmente automatizado garante o gerenciamento de ar por energia sob demanda: o uso de energia da estufa é adaptado de forma ideal à sua carga de trabalho em qualquer dado momento. Em vez de uma taxa volumétrica de fluxo constante, o ar fresco e de exaustão é controlado como uma função do número de veículos atualmente na estufa e suas posições.

Outra medida para economizar energia é a recuperação do calor residual dos sistemas térmicos de purificação do ar de exaustão (Ecopure® TAR) das estufas. O calor residual é disponibilizado novamente para as plantas de produção na forma de água quente usando uma caldeira de calor residual. Para reduzir as emissões de solventes, como mais uma medida ambiental, o fluxo de ar de exaustão das cabines de verniz é purificado utilizando um sistema de concentração de adsorção Ecopure®KPR antes de sair da fábrica.

A planta vai iniciar a operação em San Luis Potosi em agosto de 2018. Muito antes do início da produção, a Dürr está pensando sobre manutenção eficiente e impressionante facilidade de utilização: sem extenso estudo de arquivos, o sistema de documentação eletrônica EcoDocu permite acesso direto a todos os dados relacionados à planta por meio de códigos QR e possibilita o pedido de peças de reposição.

 

O Grupo Durr tem marcado presença direta desde 1964 no Brasil, e atualmente emprega 233 funcionários. Durr Brasil Ltda tem sede em São Paulo e comercializa a maioria dos produtos do portfolio do grupo. Entre suas principais atividades estão sistemas completos de Pintura em regime chave na mão, mas também serviços, modificações e modernizações de instalações existentes não somente na indústria automobilística mas também em outros setores industriais na América do Sul. Seus clientes incluem fabricantes automotivos, sua cadeia de fornecedores, e também indústria em geral. Na Durr Brasil também são oferecidos treinamentos e ensaios no centro de testes de aplicação de pintura, colagem e vedação. Adicionalmente a Durr Brasil é responsável pela Schenck RoTec com tecnologia de balanceamento. O Grupo HOMAQ opera a fábrica (HOMAG Indústria e Comércio de Máquinas para Madeira Ltda) e escritórios de vendas e assistência técnica, em São Paulo. A filial da Durr, AGRAMKOW do Brasil produz sistemas de enchimento e equipamento de testes para refrigerantes, ar condicionado e bombas de aquecimento fabricadas em São Paulo.

 

O Grupo Dürr está entre os líderes mundiais em engenharia mecânica e industrial com vasta experiência em Automação e digitalização / industria 4.0. Produtos, sistemas e serviços oferecidos pela Dürr permitem processos de produção altamente eficientes em diversos setores. A Dürr possui em sua cartela de clientes setores da indústria automotiva, indústria mecânica, química e farmacêutica e a indústria de madeira. A Companhia está presente em 92 localidades, situadas em 31 países. Em 2017 o Grupo gerou receitas de vendas de € 3,72 bilhões. Atualmente a Dürr possui aproximadamente 15.000 funcionários e atua no mercado por meio de cinco divisões:

  • Paint and Final Assembly Systems: Linhas de pintura e instalações de montagem final para a indústria automotiva
  • Application Technology: Tecnologia de robôs para a aplicação automática de tinta, selantes e adesivos, produtos para aplicação e distribuição de materiais
  • Clean Technology Systems: Sistemas de purificação de gases de exaustão e tecnologias de eficiência energética
  • Measuring and Process Systems: Sistemas de balanceamento, linhas de montagem, testes de final de linha, e máquinas de enchimento
  • Woodworking Machinery and Systems: Máquinas e sistemas para processamento de madeira

 

 

BMW was the first OEM worldwide to use dry seperation EcoDryScrubber at its Regenburg plant in Germany

BMW was the first OEM worldwide to use dry seperation EcoDryScrubber at its Regenburg plant in Germany

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The fully automatic EcoSmart VEC fresh and exhaust air control

The fully automatic EcoSmart VEC fresh and exhaust air control

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato de Imprensa:

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Press Services Soluções Integradas em Comunicação

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Contato:

Paulo Sentieiro

Durr Brasil Ltda.

Vice-President Sales & Marketing

Telefone +55 11 5633-3668

E-mail paulo.sentieiro@durr.com.br

Internet www.durr-brazil.com

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